Temos uma surpresinha para você neste Relatório de Quadra! Hoje vamos detalhar as novidades do modo MyNBA do NBA 2K23 para os consoles PlayStation®5 e Xbox Series X|S!
Sabemos que o MyNBA tem uma base de fãs leal e que as expectativas sempre serão altas – e com razão. O conjunto de recursos que apresentaremos este ano é aquele sobre o qual falamos, sem brincadeira, há mais de uma década. Estamos aqui hoje para dizer com confiança que o NBA 2K23 marca um ano determinante para todos os fãs do MyNBA.
Antes de mergulharmos de cabeça nas novidades do MyNBA este ano, gostaríamos de ter um momento de reflexão e analisar uma frase muito poderosa: “E se?” Duas breves palavras que podem carregar possibilidades ilimitadas.
Acompanhar a NBA significa se envolver em uma sucessão interminável de indagações “e se?”: e se Kyrie fosse para o Los Angeles? E se KD realmente voltasse para o Golden State? E se o Utah trocar Donovan Mitchell? Nós refletimos sobre esses e inúmeros outros “e se” para esta offseason. Como você deve saber, imaginar cenários “e se” é uma das coisas que mais amamos no basquete.
O questionamento “e se?” pode fazer mais do que pressupor o futuro, também pode vislumbrar o passado. A história da NBA está repleta de cenários “e se” sobre os quais as pessoas continuam comentando até hoje. E se o Rockets tivesse optado por Jordan como sua 1ª escolha geral em 1984? E se Shaq e Kobe tivessem ficado no Los Angeles? E se o Seattle SuperSonics nunca tivesse se mudado para Oklahoma City? Todas essas questões permanecerão nos “e se” que serão debatidos até o fim dos tempos. Afinal, não há como voltar no tempo e mudar a história.
Mas e se?
E se você pudesse viajar no tempo e mudar a história da NBA? E se você pudesse ser a mão invisível que conduz a liga na direção que você quer que ela siga? E se você pudesse conceber os “e se” que sempre quis explorar e voltar à era passada, podendo finalmente ver o que poderia ter ocorrido?
Com o NBA 2K23, não será mais necessário questionar-se “e se?” ao imaginar o que poderia ter acontecido. Todos os seus sonhos podem virar realidade quando o MyNBA se torna o MyNBA Eras nos consoles PlayStation®5 e Xbox Series X|S.
O QUE É UMA ERA?
Uma “Era” é como chamamos um ponto específico no tempo em que você pode começar a jogar um novo jogo salvo no MyNBA. O modo MyNBA Eras foi projetado para ser uma máquina do tempo pronta para uso, e tudo que você precisa fazer é escolher sua Era e pronto. Se você é um veterano no jogo e deseja ajustar sua escalação ou configurações, saiba que também pensamos em você! Estamos confiantes de que você ficará mais que satisfeito com o que o MyNBA Eras tem a oferecer este ano!
A antiga experiência do MyNBA agora passa a se chamar "Era Moderna", e se você é um fã de longa data do modo e quer apenas entrar em uma Liga Online e jogar com seus amigos, não se preocupe! O conteúdo da franquia que todos vocês conhecem e amam ainda está lá, pronto para ser explorado. Comece a partir do início da temporada regular, da offseason passada ou comece assim que a temporada estiver em andamento. No NBA 2K23, há quatro Eras no total. Já falamos sobre a Era Moderna, então agora é hora de abordarmos as outras três Eras disponíveis como pontos de partida.
A ERA MAGIC VS BIRD
É impossível falar de como foi a década de 80 para o basquete sem mencionar a rivalidade entre o Showtime Lakers, de Magic Johnson, e o Boston Celtics, de Larry Bird. Os fãs do NBA 2K devem se lembrar da homenagem prestada à rivalidade histórica no NBA 2K12, que teve Bird e Magic (assim como "His Airness") figurando na capa e foram destaque no modo “NBA’s Greatest”. Dando uma olhada nos registros de recordes, é fácil entender o porquê. O Lakers e o Celtics foram responsáveis por 65% das equipes nas finais durante a década 80, e os confrontos entre Bird e Magic se tornaram lendários.
Os anos 80 contaram com muitos jogadores fantásticos em toda a liga: Moses Malone, Kareem Abdul-Jabbar, Isiah Thomas, George Gervin, Alex English, Julius “Dr. J” Erving... uma lista que vai longe. Mas com tantos times e jogadores icônicos, qual seria o ano ideal para começar, para garantir a melhor experiência no MyNBA Eras? Temos uma boa variedade de anos para escolher com a rivalidade entre Lakers e Celtics a todo vapor, mas focando apenas nos jogadores pode ser um pouco difícil escolher entre tantas escalações incríveis.
No entanto, vamos voltar ao reino do “e se”. Qual seria uma das maneiras mais fascinantes de reescrever a história? Quem seria o jogador mais impressionante capaz de mudar o curso da história? Queremos um jogador que, ao entrar na liga, pudesse fazer da sua história no MyNBA única desde a primeira offseason. Vamos voltar rapidinho para 2K12. Junto com Magic e Bird, havia um terceiro jogador ilustrando a capa que moldaria a NBA nas próximas décadas: Michael Jordan.
Para marcar o início da Era Magic vs. Bird no MyNBA Eras, escolhemos o ano de 1983. Isso proporciona a você uma temporada completa para colocar todas as coisas em ordem e se preparar para a offseason de 1984, na qual você poderá guiar seu time para escalar nomes como Michael, Akeem, ou qualquer um dos outros membros da classe de draft de 1984.
O MyNBA Eras facilita o uso de sua própria classe de draft ou de uma classe de draft criada pela comunidade, caso prefira, mas forneceremos automaticamente uma classe de draft 2K criada por nós e que reflete muito bem o panorama da época para que você possa reescrever a história como quiser. Você perdeu a chance de escolher Jordan no Draft de 84? Não tem problema, um pivô de 2,13 metros vindo de Georgetown com o nome de Patrick Ewing espera por você no Draft de 1985.
A ERA JORDAN
Quanto à próxima Era, é desnecessário fazer suspense. Seria impossível distinguir as maiores eras da história da NBA sem uma que fosse focada em um dos maiores jogadores de todos os tempos: Michael Jordan.
A Era Jordan coloca você bem no início da trajetória dominante de Michael com o Chicago Bulls em 1991 e apresenta as ameaças ao legado de Air Jordan: o período final dos "Bad Boys" do Pistons com Isiah Thomas, Stockton e Malone, o Rockets, de Hakeem, e o Knicks, de Ewing. Será que MJ poderia ter alcançado mais do que um "three-peat" duplo? Só existe uma forma de descobrir!
A outra grande questão da Era Jordan abarca o Draft de 1992, com um superstar único na disputa: Shaquille O'Neal. Um dos maiores pivôs da história, O'Neal é uma potência incontestável da época e sem dúvida vai abalar qualquer partida da NBA que conte com sua presença. Será que esse ícone também abalará as suas estruturas?
A ERA KOBE
Para a nossa terceira Era histórica, voltaremos ao ano de 2002. O reinado dominante da Conferência Leste perdeu fôlego no final dos anos 90, dando lugar a uma nova geração de talentos no Oeste: Tim Duncan e o Spurs, Kevin Garnett e o Timberwolves, e Dirk Nowitzki e o Mavericks.
No entanto, nenhuma conversa respeitável sobre o basquete dos anos 2000 pode deixar de lado um nome em particular: Kobe Bryant, o primeiro e único "Black Mamba". Não se pode negar o impacto de Shaq como um dos jogadores mais irrefreáveis da história da liga, mas após o "three-peat" do início dos anos 2000, Kobe garantiu mais dois anéis para o time roxo e amarelo e se consolidou como o sucessor do trono de Michael Jordan.
Os fãs de basquete de longa data já devem estar notando um padrão nas Eras: elas sempre contam com uma escalação promissora e interessante para começar, e sempre têm alguns jogadores notáveis no próximo draft para garantir a empolgação. Com uma das maiores classes de draft da NBA de todos os tempos, você vai se deparar com escolhas difíceis em suas negociações para obter os direitos de draft de:
- LeBron James
- Dwyane Wade
- Carmelo Anthony
- Chris Bosh
E não são apenas esses jogadores, há muitos outros também. Com um futuro tão brilhante pela frente, estamos certos de que você vai adorar ver o que a NBA pode se tornar na Era Kobe!
Bastante instigante, não é? Cada ponto de partida das Eras permite uma franquia completa de 80 anos. Você vai percorrer todo o caminho até ao presente e muito além. Estamos absolutamente empolgados em fazer das Eras uma realidade no NBA 2K23. Tem sido um “recurso dos sonhos” para a equipe da franquia há mais de uma década, porque sabíamos que, para acertar, precisaríamos que TODOS da equipe do NBA 2K fizessem uma grande contribuição. Muito obrigado à equipe de áudio, equipe de ambiente, equipe de jogabilidade, equipe gráfica, equipe de apresentação e equipe de escalação por tudo o que fizeram para tornar as Eras um recurso que sabemos que todos vocês vão adorar.
Até aqui, falamos apenas sobre o formato das Eras. Agora, vamos seguir em frente e dar a você uma perspectiva ainda mais detalhada do que esperar de cada Era.
QUADRAS
Uma das primeiras coisas que você vai notar quando começar a jogar as Eras é que cada time tem um piso que retrata de forma fiel o ano da Era. Passamos muito tempo analisando as imagens dos jogos, tentando acertar em cada detalhe, para dar a você a sensação de que, ao jogar com o San Diego Clippers, um momento da história realmente esteja ganhando vida.
Com algumas exceções, cada time tem pelo menos um piso exclusivo por Era, com alguns times possuindo mais caso tenham passado por uma grande mudança de marca ou realocação. São aproximadamente 100(!) novos pisos no total em todas as Eras. O objetivo de longo prazo é fazer com que todos os pisos representem as mudanças ano a ano com a maior precisão possível, mas, por enquanto, estamos confiantes de que você poderá se divertir muito com todas as versões disponíveis em Eras.
Um ponto particularmente imersivo que você notará nas arenas das Eras é que contatamos todos os nossos patrocinadores parceiros e trabalhamos com eles para obter os logotipos REAIS e as marcas que eles usaram nos anos 80, 90 e 2000. Parece um mero detalhe, mas isso realmente aumenta a autenticidade da experiência quando você estiver jogando!
UNIFORMES
Assim como os pisos da arena, trabalhamos para conseguir o maior número possível de uniformes de todas as equipes. Graças a anos de empenho do pessoal do MyTEAM, começamos a estabelecer uma vasta biblioteca e fizemos o possível para retratar com fidelidade os uniformes de cada uma dos times, então você deve ver a mudança de uniforme pelo menos uma vez por Era, ou até com mais frequência. Quando um time é realocado, fizemos questão de garantir que os uniformes sejam aqueles correspondentes à nova cidade.
APRESENTAÇÃO + COMENTÁRIO
Uma adição visual incrivelmente satisfatória que você encontrará no MyNBA Eras é algo que mostramos no trailer de revelação da semana passada do Desafio Jordan. Nossa equipe aqui da Visual Concepts criou um sistema de filtro específico para cada Era que foi projetado de forma primorosa para recriar a experiência televisiva de assistir a esses jogos como eles foram originalmente transmitidos nos anos 80, 90 e 2000!
Além da APARÊNCIA com relação à qualidade da transmissão, a equipe também voltou ao passado e recriou elementos de transmissão específicos da época. Em 1983, você experimentará uma transmissão simples em design e natureza, com grandes letras maiúsculas e um simples marcador de pontos. À medida que avançamos nos anos 90, você começará a ver uma apresentação evoluída à medida que a tecnologia melhora aos poucos. Quando chegamos aos anos 2000, as coisas começam a ficar um pouco mais modernas (embora não totalmente!). A equipe não poupou despesas para levar até você uma experiência definitiva e autêntica este ano com MyNBA Eras no NBA 2K23.
Quanto aos comentários, o pessoal da equipe de áudio conseguiu se superar este ano. Historicamente, eles mantêm nossa cabine de comentários atualizada e adicionam novos conteúdos ao nosso colossal banco de áudio para manter a jogabilidade o mais atualizada possível. Mas com a introdução das Eras, uma nova questão veio à tona: faz sentido ter a mesma equipe de comentaristas para 4 Eras diferentes? A resposta mais óbvia para isso é que "não". Descartar o trabalho acumulado de milhares de horas de gravação seria no mínimo ousado, mas foi exatamente isso que fizemos e iniciamos um novo banco de áudio com uma cabine revisada!
Dos anos de 1983 a 2002, sua cabine de comentários será composta por Kevin Harlan, Clark Kellogg e o novo integrante Mike Fratello (também conhecido como "The Czar"). A presença de Fratello oferece um grande acréscimo para a apresentação desta era da NBA, pois ele viveu toda essa época como treinador e locutor esportivo. Ele traz consigo muitas histórias e insights que só ele poderia transmitir com tanta graça e elegância, com sua voz que leva qualquer um em uma viagem para o passado! Entre os anos 2002 e 2020, Fratello deixa a cabine e dá espaço para Greg Anthony atribuir um gostinho mais atual aos comentários. Chegando em 2021, abrimos nossa cabine completa de comentários de vários times com relatórios adicionais e comentaristas convidados. Há anos, o NBA 2K abriu caminho para a apresentação de comentários, e o NBA 2K23 leva isso a um novo patamar este ano!
REGRAS DA LIGA, EXPANSÃO, REALOCAÇÃO E MUDANÇAS NA JOGABILIDADE
Fizemos de tudo para garantir que a experiência básica do MyNBA Eras reflita com fidelidade os times que ingressam automaticamente na liga nos anos certos (como Miami Heat, Vancouver Grizzlies etc.) e os times que são renomeados/realocados (como Memphis Grizzlies, Oklahoma City Thunder, etc.) conforme aconteceu de verdade. Com exceção de algumas pequenas exceções, está tudo ali, incluindo o San Diego Clippers, o Seattle SuperSonics e as mudanças do Hornets/Bobcats/Pelicans.
Dito isso, queremos garantir que o MyNBA Eras continue sendo o sandbox que você conhece e tanto adora há anos. O objetivo era abarcar o rebranding, a realocação e a expansão da liga para aqueles que queriam ver a história se desenrolar como no passado, mas também possibilitar a mudança dessa história. Se quiser levar a liga para uma direção completamente nova, você pode. 36 equipes em 1983? Claro. Nenhuma realocação de equipe é permitida, nunca? Você sabe como é. Para isso, temos o novo período de tempo de Mudanças de Regras Históricas que efetivamente acontece durante cada offseason.
Aqui, fornecemos uma breve visão geral de tudo o que aconteceu, além de oferecer a opção de desativar qualquer alteração individual se você não quiser que ela ocorra. É uma maneira muito legal de entender o que há de diferente na liga e quais times e arenas podem valer a pena dar uma olhada em novos conteúdos na próxima temporada.
Além disso, garantimos que a maioria das mudanças normais de regras que foram introduzidas ao longo da história da liga estejam presentes. Seria impossível pensar na jogabilidade da Era Jordan sem mencionar o “hand-checking”, então essa é uma opção e permite uma defesa mais agressiva nos controles. A mudança da proibição para a permição de defesa por zonas na liga, a mudança do formato dos playoffs, está tudo aqui, cada detalhe que torna o MyNBA Eras um recurso muito superior aos outros modos semelhantes no mercado! Se você quiser mais detalhes sobre algumas das mudanças de jogabilidade que adicionamos este ano, leia a seção "Autenticidade de jogabilidade" do nosso Relatório de Quadra do Desafio Jordan!
AS PEQUENAS COISAS: EDIÇÃO ERAS
É impossível citar todos os esforços que fizemos na criação do MyNBA Eras. Além dos pontos mencionados anteriormente, fizemos o possível para adicionar diversos pequenos toques para que o modo fosse uma experiência única:
- Cada Era tem seu próprio fundo de menu exclusivo específico referente ao período. Nós realmente queríamos que cada Era fosse diferente, tanto dentro quanto fora do jogo.
- Uma jogabilidade precisa para cada Era. Nos anos 80, todas as equipes terão um foco maior na meia distância e pós-jogo nos playbooks, nas tendências dos jogadores e na IA. Temos jogadas autênticas de Jack Ramsey, Hubie Brown, Dick Motta, Lenny Wilkins, Phil Jackson, Jerry Sloan, Rick Adelman e muitos outros.
- A própria jogabilidade da transição muda entre as Eras. Nos anos 80, você pode esperar que os jogadores corram em faixas mais apertadas e avancem em direção à cesta, em oposição ao jogo de transição mais orientado ao espaço que vemos hoje em dia, no qual os jogadores frequentemente usam três na transição.
- As finanças vão expandir e mudar de acordo com a Era, incluindo alterações nos contratos de novatos.
- historicamente, as atualizações de logotipo/identidade dos times aconteceram com mais frequência do que mudanças de piso e uniforme. Mesmo que você prefira simular tudo, ainda sentirá a evolução da liga à medida que os logotipos dos times mudam ano a ano.
- O realinhamento da divisão ocorre automaticamente e corresponde às divisões históricas. Não apenas garantimos que as equipes estejam na divisão certa, mas à medida que a liga se expande, garantimos a mudança de quatro para seis divisões no devido momento.
- A Liga G e as Redes Sociais são adicionadas ao modo na época apropriada. Não fazia sentido sua presença nos anos 80. Na Era Kobe, você pode esperar ver a adição da Liga G quando a Liga D foi introduzida, e a aparição das Redes Sociais alguns anos mais tarde.
- Comprimento dinâmico de shorts. Indo dos shorts curtos dos anos 80, aos shorts mais longos da Jordan Era, aos shorts ligeiramente acima do joelho de LeBron nos anos 2010, fizemos tudo ao nosso alcance para adicionar comprimentos curtos individuais e mudá-los com tempo para que os uniformes pareçam fiéis e autênticos. Um jogador que temos na memória sua imagem usando um comprimento específico, como John Stockton e seus shorts curtos, deve permanecer exatamente como vimos historicamente.
- Camisas no All-Star Game Jerseys: os jogadores agora usarão as camisas de seu próprio time no All-Star Game, até que a NBA da vida real tenha mudado para camisas baseadas nos times. Esse detalhe, embora pequeno, realmente demonstra quanto esforço e atenção a equipe investiu para criar uma experiência genuinamente autêntica para todos os fãs da NBA.
- Evolução do árbitro. Um dos nossos toques mais detalhados é como temos precisamente apenas dois árbitros na quadra, antes de incluir o terceiro em linha com o ano em que foram adicionados pela NBA. Pequenos toques percorrem um longo caminho para oferecer uma experiência autêntica de verdade.
O MyNBA Eras foi criado por fãs de basquete, para fãs de basquete, e sabemos que você vai adorar!
MyWNBA E EXTRAS DO MyNBA
Como você pode imaginar, a maior parte do nosso tempo este ano foi dedicado para a concretização do MyNBA Eras, mas também arrumamos tempo para trabalhar em algumas melhorias na jogabilidade principal da franquia que você conhece há anos. Aqui está um breve resumo de alguns dos novos recursos e atualizações que fizemos:
- Atualizamos as chaves das Playoffs da WNBA: anteriormente, a WNBA usava uma chave de quatro rodadas com oito times, dando às duas primeiras seeds dois byes e à terceira e quarta seeds um bye. Parecia incrível, mas era um pouco complexo de representar. Para corresponder à WNBA da vida real, agora estamos usando uma chave de eliminação simples mais padrão de três rodadas, com o sistema antigo disponível como mudança de regra para todas as ligas.
- Commissioner’s Cup da WNBA: assim como a WNBA real, agora também temos a Commissioner’s Cup! Basicamente, o primeiro jogo que cada time joga contra um outro conta para uma tabela de classificação especial. Os dois melhores times se enfrentam em um jogo de exibição especial no fim da temporada.
- Rivalidade de equipe renovada: quando as equipes se enfrentam na quadra, agora temos um sistema mais aprofundado para calcular umíndice de atrito entre dois times. Ele engloba vários fatores, como sua história, status de rivalidade e muito mais, para ajudar a manifestar como os jogadores entram na quadra. Jogos com alto índice de atrito resultarão em um jogo mais físico e agressivo entre os dois times. Como exemplo, sabíamos que queríamos que os Bad Boys Pistons realmente sentissem que estavam sob as “Regras Jordan” ao enfrentar o Bulls. Assim, quando Isiah e MJ se enfrentam, espere um jogo mais difícil do que o normal, e esse sistema se estenderá a qualquer outra rancorosa rivalidade em todas as Eras.
- Menu de calendário aprimorado: aumentamos o calendário e adicionamos informações importantes que estavam presentes em anos anteriores, mas ausentes recentemente (como a Química do Time). Como um núcleo principal para seu e lançamento de jogos, tornar essa seção mais confortável e fácil de usar era uma grande prioridade para a equipe.
- MVP das finais da Conferência Leste e Oeste: como este foi um novo prêmio em 2022, fomos em frente e o adicionamos à Era Moderna também. Você verá esses prêmios anunciados antes do início das finais da NBA.
CONCLUSÃO
Foi um ano muito produtivo não apenas para nossa equipe de franquia, mas para todas as equipes envolvidas na criação dessa nova experiência. O MyNBA Eras foi um empreendimento colossal. Inicialmente, não tínhamos certeza se poderíamos fazer tudo o que queríamos em um ciclo de desenvolvimento e ainda fazer com que ficasse tão bom quanto imaginávamos, mas graça ao trabalho duro de todos, conseguimos entregar! Com confiança, podemos dizer que o NBA 2K23 será marcante para os fãs do MyNBA. Temos muito orgulho de usar ações para comprovar nossa dedicação a esse público.
Como sempre, queremos ouvir sua opinião e agradecemos e incentivamos todo e qualquer feedback! Depois de passar algum tempo jogando o MyNBA Eras, nos diga onde você gostaria que nos empenhássemos em seguida. Enquanto isso, continuaremos fazendo todo o possível para oferecer o melhor modo de franquia em jogos esportivos do mercado. Até nosso próximo contato, aproveite, e mal podemos esperar para saber das suas respostas para as indagações “e se?” enquanto VOCÊ reescreve a história com o MyNBA Eras!
Agora que você já leu sobre o MyNBA Eras do NBA 2K23, junte-se ao nosso canal no Discord e conte pra gente o que você achou!